Por favor indique-nos qual a melhor forma de entrar em contacto consigo


Por favor indique-nos qual a melhor forma de entrar em contacto consigo


Comprar ou arrendar casa?

Comprar ou arrendar casa?

A decisão de comprar ou arrendar não é exclusivamente económica ou financeira.

Com efeito, a aquisição de uma casa é uma decisão de longo prazo e que pressupõe que o(s) potencial(ais) comprador(es) se revejam neste compromisso e que considerem que esta decisão não compromete as suas expectativas de mobilidade geográfica por questões pessoais ou profissionais, o crescimento do agregado familiar, os seus hábitos de vida e mesmo a sua propensão para assumir compromissos financeiros e pessoais de longo prazo.

Esclarecidos e decididas estas questões de natureza pessoal, a decisão de comprar ou arrendar casa é também de natureza económica e financeira e pode ser resumida pela resposta a duas questões:
• Tenho capitais próprios para comprar uma casa? – Se dispõem ( ou tem condições para obter) de 15% a 20% do valor da casa que pretende comprar, então a compra pode ser uma opção a considerar.
• O valor da renda mensal para uma determinada casa é superior ao valor da prestação de crédito para um valor de financiamento necessário para adquirir uma casa equivalente? Se o valor da renda for superior então a compra pode ser uma melhor opção.
Atualmente, o valor da prestação mensal de crédito à habitação é quase sempre inferior ao valor de uma renda mensal para um imóvel equivalente devido ao nível historicamente baixo das taxas de juro e à relativa escassez de casas para arrendar no mercado.
Com efeito, atualmente os proprietários estão a exigir remunerações pelo capital investido na compra de uma casa para rendimento (portanto para arrendar) normalmente superiores a 7% ou 8%/ano (o que o mercado chama de yield) que é um valor superior ao custo do juro + amortização de capital na compra de uma casa.
Portanto, numa primeira análise, se a decisão for exclusivamente económica e financeira, e existirem capitais próprios disponíveis, comprar será, hoje, mais interessante que arrendar.
No entanto há que ter em conta os seguintes aspetos adicionais:
• O contrato de arrendamento atualmente disponível é de curta ou longa duração?
• Existem fatores conjunturais que podem conduzir ao aumento da oferta de habitações no mercado de arrendamento, e os preços podem baixar.
• Por outro lado, se contratar um empréstimo a taxa variável, não há garantia que as taxas de juro permaneçam baixas nos próximos vinte ou trinta anos.
• É fundamental perceber se está a comprar uma casa numa boa localização (que a proteja de significativas desvalorizações futuras) a um preço de mercado e com boa qualidade estrutural ( que garanta custos de manutenção e reparação controlados ao longo do ano).
Concluindo:
• Se dispõem de capitais próprios mínimos necessários para comprar.
• Se o valor da prestação de crédito é significativamente mais baixo que o custo atual da renda de uma habitação equivalente.
• Se a duração que lhe oferecem do contrato de arrendamento é curta.
• Se o imóvel a comprar é “uma boa compra” (relação preço, localização e qualidade).
Então presentemente comprar é uma boa opção, face à alternativa de arrendamento!
Temos a Chave para o seu Crédito
Criada por profissionais com experiência na gestão e comercialização de soluções de financiamento (crédito habitação, automóvel, consolidado e pessoal), a One Key integra profissionais experientes que o/a podem ajudar a encontrar a solução de crédito mais adequada às suas necessidades, sem comprometer o seu futuro!
Se pretende ajuda da One Key, de forma gratuita, para encontrar o melhor crédito habitação para si, protegendo a sua capacidade de endividamento futura, contacte-nos agora mesmo.

PEDIR CONSULTORIA GRÁTIS