Por favor indique-nos qual a melhor forma de entrar em contacto consigo


Por favor indique-nos qual a melhor forma de entrar em contacto consigo


Crédito à Habitação: Será que o seu Seguro de Vida tem um preço justo?

Crédito à Habitação: Será que o seu Seguro de Vida tem um preço justo?

À primeira vista pode até parecer que contratar um seguro de vida no banco que lhe empresta o dinheiro que necessita para comprar a sua casa nova poderá ficar mais barato e facilitar a concessão do próprio crédito.

 

Não o assine de cruz. Olhe com atenção para todas as coberturas, para as exclusões e os detalhes e não se foque apenas no facilitismo e no preço (prémio do seguro) que vai ter de pagar. Saber escolher o melhor seguro de vida associado ao seu crédito habitação pode permitir-lhe poupar muito dinheiro, como também garantir melhores coberturas que, em caso de infelicidade, podem valer-lhe o pagamento integral da casa.

 

 

Tenho de subscrever o seguro de vida no mesmo banco?

 

Em boa verdade, saiba que o seguro de vida nem sequer é obrigatório. Porém, na prática, as instituições financeiras condicionam a aprovação do empréstimo em função da existência de seguro de vida. Assim conseguem garantir que no caso de um infortúnio recebem sempre o dinheiro que emprestam.

 

Mais, ao contrário do poderá pensar, a lei indica que nenhuma instituição bancária poderá proibir a contratação externa ou transferência de um seguro de vida associado a um qualquer tipo de crédito habitação. De acordo com o decreto-lei nº222/2009 de 11 de setembro, os clientes com crédito à habitação podem escolher onde querem fazer o seu seguro de vida associado ao crédito à habitação. Desta forma, ao longo do tempo pode conseguir poupanças significativas e, no imediato, melhores condições e coberturas.

 

Inclusive, quem já tenha um crédito à habitação há alguns anos pode mudar a qualquer altura o seu seguro de vida, pelo que não precisa de ficar a totalidade do empréstimo com o seu seguro “agarrado” ao banco ou à seguradora inicial.

 

Contudo, se o seu spread foi atribuído em função da subscrição ou contratação de outros produtos, nomeadamente o Seguro de Vida, estude bem a situação antes de decidir. Mas mesmo em situações como estas, a maior parte das vezes, no longo prazo do empréstimo, a mudança de seguradora continua a compensar financeiramente.

 

IAD ou ITP?

 

Os seguros de vida associados ao crédito habitação não são todos iguais. Dependem do que consta na apólice e das coberturas principais e facultativas subscritas. Destas coberturas destacamos a IAD (invalidez absoluta definitiva) e ITP (invalidez total e permanente).

 

De forma simplificada, a primeira, IAD, abrange casos em que o segurado fique total e definitivamente impossibilitado de exercer qualquer atividade remunerada. No entanto, se algo de grave acontecer ao segurado, sem que se verifique o estado clínico atrás referido, este tipo de seguro no crédito habitação não paga a casa. O segurado pode até estar incapacitado de trabalhar, mas continua a ter que pagar a prestação da casa ao banco.

 

Já a segunda categoria, ITP, cobre as situações resultantes de doenças ou acidentes que observem incapacidade para o exercício da profissão do segurado nas quais esteja comprovada uma incapacidade de cerca de 60% ou 66%.

 

Seguro de vida do Crédito Habitação – dicas importantes

 

No processo de negociação de um crédito à habitação é normal que o banco proponha um seguro de vida, com a seguradora do seu grupo. Contudo, há a possibilidade de escolha de outras seguradoras ou de, numa fase posterior, mudar de seguradora ou até mesmo de banco!

 

Deixamos algumas dicas importantes:

– Verifique as diferentes coberturas, a abrangência de cada uma, não descurando as exclusões que podem constar nas letras mais pequenas.

– Se estiver vinculado junto de uma instituição, não se esqueça de reler o que assinou e contratou anteriormente, evitando consequências desagradáveis posteriormente.

– Compare o custo de spread e o prémio de seguro, pois alguns bancos fazem depender a bonificação do spread, com subscrição de seguro do mesmo grupo. A perda da bonificação do spread pode ser compensada por um seguro mais barato. Faça os cálculos.

– O valor do prémio do seguro de vida aumenta ao longo dos anos, apesar do capital em dívida baixar. A competitividade do primeiro ano pode perder-se nos anos seguintes, pelo que, aquando da comparação entre seguros, não se foque apenas no primeiro ano.

 

 

Vai fazer um seguro de vida ou quer mudar?

 

A Onekey poderá ajudar a custo zero. Estudamos o seu caso sem custos ou compromissos e indicamos-lhe qual a poupança que podemos conseguir.

Peça agora a nossa ajuda.

 

CONTACTE-NOS