O crédito consolidado reduz o custo dos meus créditos?
NÃO NECESSÁRIAMENTE
A consolidação dos créditos deverá permitir a redução das prestações mensais de crédito pela via do prolongamento do prazo de amortização dos empréstimos, mas apenas reduzirá o custo dos seus créditos, se parte significativa dos créditos a consolidar forem linhas ou cartões de crédito.
Por isso mesmo, é importante analisar a taxa de juro e o prazo remanescente de todos os créditos que dispõe, porque pode fazer sentido liquidar alguns dos empréstimos e manter outros, fazendo apenas uma consolidação parcial de créditos.
Faça aqui uma simulação para o seu crédito consolidado https://onekeycredito.pt/simuladordecredito/
Consolidar créditos é uma forma de criar folga para contrair novos empréstimos?
NÃO
Pedir um crédito ao consumo significa pagar consumo atual no futuro. A consolidação de créditos atuais significa, quase sempre, alargar os prazos de pagamento dos consumos passados para permitir maior folga orçamental, quando a taxa de esforço dos créditos existentes já não permite fazer face às suas despesas correntes
Utilizar esta folga orçamental para contrair novos créditos não é de todo aconselhável pois se necessita de consolidar para aumentar o disponível mensal para fazer face às suas despesas do dia a dia, a contratação de novos créditos criará problemas de liquidez ainda mais graves no médio prazo.
Por isso, após uma consolidação de créditos, deverá abster-se de contrair novos créditos até conseguir reduzir, pelo menos, entre 20% a 30% do valor em dívida à data da consolidação, e o valor total das prestações de crédito não deve voltar a exceder o valor mensal que conseguiu obter com a atual consolidação.
A One Key pode ajudá-lo (a) a planear o seu futuro e, em função dos seus projetos e rendimentos futuros esperados, determinar os seus níveis sustentáveis de endividamento em https://onekeycredito.pt/planear-o-futuro/
Consolidar os meus créditos resolve, de imediato, e de forma definitiva os meus problemas financeiros?
NÃO
Se precisa de consolidar créditos é porque ultrapassou o seu limite sustentável de endividamento, tendo em conta os seus rendimentos mensais, ou devido a um imprevisto de natureza pessoal, portanto esporádico e não recorrente, ou devido à adoção de um padrão de consumo recorrente, não sustentável com os seus rendimentos.
Para que a consolidação de créditos seja bem-sucedida é necessário que, em simultâneo, identifique e elimine as causas que levaram a este excesso de endividamento, ou a eliminação do imprevisto ou a alteração dos padrões de consumo, evitando que se repita a causa do endividamento excessivo.
É pois absolutamente decisivo no sucesso de uma consolidação de crédito, a consciência de que deve alterar os padrões de comportamento que levaram ao excesso de endividamento.
Saiba como a One Key o(a) pode ajudar na obtenção do crédito consolidado mais adequado ao seu caso em: