Por favor indique-nos qual a melhor forma de entrar em contacto consigo


Por favor indique-nos qual a melhor forma de entrar em contacto consigo


Lay off: Sabe quanto vai receber?

Lay off

Lay off: Sabe quanto vai receber?

Para ajudar a superar esta fase mais difícil e para proteger postos de trabalho, o Governo aprovou um regime de lay off simplificado e muitas empresas já anunciaram aos seus funcionários que vão passar para esse mesmo regime, como forma de fazer face à paragem ou redução significativa na sua atividade comercial habitual.
Se este é, ou prevê que seja, o seu caso, saiba que verá o seu rendimento diminuir para dois terços, sendo que a Segurança Social assegura 70% desse valor e a empresa onde trabalha os restantes 30%.
Efetivamente, a legislação aprovada pelo Governo prevê que um trabalhador que seja colocado em lay off receba dois terços da sua remuneração normal ilíquida, sendo que para este valor são considerados vários itens como por exemplo a retribuição base, as diuturnidades e as demais prestações regulares e periódicas inerentes à prestação de trabalho, que constem habitualmente no recibo de vencimento.
Para os portugueses saberem quanto são os dois terços desse valor e como são feitas as contas, a Segurança Social disponibilizou um simulador que poderá utilizar em http://www.seg-social.pt/suspensao-calculo-do-valor-da-retribuicao.
Mas atenção… o resultado da simulação que irá obter corresponde ao valor da sua remuneração bruta, ou seja, sem descontos. As regras do lay off determinam que este rendimento sejam sujeito ao pagamento de impostos, como normalmente acontece.
Assim, ao valor bruto encontrado no simulador deverá descontar 11% para a Segurança Social e a taxa respetiva do IRS referente ao novo valor bruto apurado. Continuará a ser a sua entidade patronal a ser responsável por efetuar o pagamento do valor total a que tiver direito.