Banco central lança alerta para preços “exuberantes” em algumas partes dos mercados financeiros e no imobiliário. Famílias com créditos a taxa variável avisadas de que taxas de juro podem subir.
O Banco Central Europeu (BCE) lançou esta quarta-feira um alerta para a formação de preços “exuberantes” em algumas partes dos mercados financeiros e nos preços do imobiliário, avisando as famílias com créditos a taxa variável que pode haver uma subida “inesperada” das taxas de juro do mercado que pode colocar em causa a sua capacidade de pagar as prestações.
Os alertas estão num relatório semestral em que o BCE analisa potenciais riscos para a estabilidade financeira na zona euro. Neste documento, cujo trabalho é liderado pelo vice-presidente do banco central – o espanhol Luis de Guindos – pode ler-se que o BCE identifica preços demasiado “esticados” em vários mercados e há vulnerabilidades na área do imobiliário e nos mercados acionistas.
Os riscos de correções de preços no médio prazo aumentaram de forma significativa, num cenário de aumento das estimativas de sobrevalorizações dos preços das casas”, afirmou o BCE.