Por favor indique-nos qual a melhor forma de entrar em contacto consigo


Por favor indique-nos qual a melhor forma de entrar em contacto consigo


CRÉDITO HABITAÇÃO: fases e documentos

CRÉDITO HABITAÇÃO: fases e documentos

São ainda poucos os portugueses que conseguem comprar casa com recurso a capitais próprios, pelo que o mais natural será recorrerem aos bancos para solicitar um crédito à habitação. Mas, para a maioria deles, o processo de obtenção de crédito é algo complexo.

 

Para que esteja um pouco mais esclarecido quanto às fases e aos documentos necessários reunimos um conjunto de informação que ajudará a tomar a decisão acertada antes mesmo de avançar com um pedido de crédito para habitação.

 

O crédito habitação

 

Por ter associada uma garantia de um ativo real, normalmente a habitação objeto da compra, o crédito habitação é um produto bancário com as taxas de juro mais baixas e os prazos de amortização mais longos, comparativamente aos outros tipos de crédito a particulares, resultando em prestações mensais com valores mais baixos.

 

Os limites de financiamento

 

O montante máximo a financiar na aquisição de uma habitação própria e permanente depende simultaneamente das seguintes condições:

 

  • Do resultado da avaliação da capacidade financeira do cliente para cumprir as suas obrigações, tendo por base alguns indicadores de solvabilidade previstos na lei, como por exemplo a taxa de esforço.
  • Do valor da transação tendo em consideração que não é possível financiar mais do que 90% do valor da escritura.

 

Como informação adicional, saiba que o prazo máximo de uma operação de crédito à habitação também é condicionado pela idade limite dos titulares no final do crédito, habitualmente fixado nos 75 anos de idade.

 

Atualmente, no mercado nacional a duração máxima dos contratos é de 40 anos, com tendência para redução nos próximos anos.

 

As diferentes fases e os documentos

 

Um pedido de crédito habitação passa por várias fases e pode durar algumas semanas até ficar concluído. Com o avançar do processo a entidade financeira solicita um conjunto de documentação.

 

Resumimos aqui a relação de documentos que são pedidos na maioria dos casos, sendo que outros documentos, do imóvel ou dos intervenientes, poderão ser solicitados em função das características de cada negócio.

 

Fase de análise e pré-aprovação

 

  • Documento de identificação pessoal legível e atualizado
  • Última declaração de IRS e respetiva nota de Liquidação
  • Declaração de vínculo contratual, emitida pela entidade patronal ou Declaração de Início de atividade
  • Recibos de vencimento (últimos 3 meses) ou Recibos Verdes (últimos 6 meses)

 

Para emitirem uma decisão final, as entidades financeiras podem também solicitar:

  • Extratos bancários (últimos 3 meses)
  • Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal
  • Comprovativo de IBAN
  • Comprovativo de morada

 

Fase de avaliação do imóvel

 

  • Caderneta predial
  • Certidão de teor do imóvel
  • Plantas do imóvel
  • Certificado energético

 

Caso o seu pedido seja aprovado  será emitida pela entidade financiadora a carta de aprovação (também conhecida por carta de oferta), onde detalha e confirma todas as condições finais do seu crédito habitação.

 

Nesta fase recebe a luz verde para a realização da escritura de compra e venda do seu imóvel, após a qual receberá a chave da sua casa.

 

Consiga as melhores condições de crédito habitação

 

Na One Key tem acesso a profissionais experientes que o/a vão ajudar a encontrar o melhor financiamento para aquisição da sua nova habitação.

 

✅ Entregamos a melhor solução de crédito.

✅ Peça-nos já uma simulação. É Grátis.

 

Asseguramos que o pedido de financiamento é bem estruturado e que todas as hipóteses de aprovação são exploradas.

 

Lance-nos agora um desafio 👉 https://onekeycredito.pt/habitacao.